Pioneirismo no Sul do Brasil

Pioneirismo no Sul do Brasil

Hoje, referência no estado de Santa Catarina, a Bionuclear® conta com duas unidades, a sede, em Florianópolis, e a filial, em Tubarão. Responsáveis pela instalação do primeiro equipamento de PET/CT de SC, há 14 anos, Fábio Figueiredo, Aurélio Pacheco e todo o time que os acompanha agora, deram um passo maior e ainda mais inovador: a aquisição do primeiro PET/CT digital da Região Sul — um Discovery MI da GE Healthcare.

“Começamos a trabalhar com a medicina nuclear no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, único do estado que tinha esse serviço. Após algum tempo, ao percebermos o potencial desse mercado, criamos o nosso próprio negócio, a Bionuclear®, em 2003. Há três anos, inauguramos uma nova operação em Tubarão. Ambas são especializadas em medicina nuclear, mas também oferecem outros tipos de exames, como tomografia computadorizada, ultrassonografia, cintilografia, entre outros”, conta Fábio Figueiredo, diretor-técnico da clínica

Uma paixão, a medicina nuclear

Mesmo expandindo o raio de atuação, com outros tipos de atendimentos e diagnósticos, a Bionuclear® nunca perdeu o foco na medicina nuclear. A precisão dos exames e a capacidade de diagnosticar até as mais difíceis patologias sempre encantaram Fábio Figueiredo e Aurélio Pacheco.

“A vantagem de um procedimento em um PET/CT é que ele une a imagem anatômica convencional de um tomógrafo com uma avaliação mais funcional e precisa do metabolismo celular, algo que o anatômico não faz”, explica Fábio Figueiredo.

Pioneirismo no Sul do Brasil

                                                                                                                                             Dr. Aurélio Pacheco e Dr. Fábio Figueiredo

Mas como um exame é capaz de ver o funcionamento das células? Segundo o diretor técnico da Bionuclear®, o PET/CT mostra claramente não só a fisiologia, mas também a fase inicial de algumas anomalias, como tumores malignos. ““O PET/CT é o melhor exame para detectar e acompanhar a resposta ao tratamento de diversos tipos de câncer”, complementa o médico.

Além da indicação para procedimentos oncológicos, o PET/CT também é eficiente para o diagnóstico e acompanhamento de doenças cardíacas e cerebrais. Nessas duas áreas, o seu uso e da medicina nuclear vem crescendo bastante. “O equipamento pode detectar e quantificar doenças isquêmicas do coração e do SNC, como demências e Parkinson”, exemplifica Fábio Figueiredo.

Parceria com a GE Healthcare

Pioneirismo no Sul do Brasil

 

Com tantas utilidades, a equipe da Bionuclear® sentiu que era hora de deixar o antigo PET CT, o primeiro de todo estado, para trás e investir em um modelo digital e mais inovador. Como o antecessor, o pioneirismo foi o ponto em comum entre eles. “Há 14 anos, instalamos o primeiro PET/CT em Santa Catarina e, agora, fomos novamente pioneiros com a instalação do primeiro PET/CT digital da região sul”, celebra o médico cardiologista.

A escolha pelo Discovery MI da GE Healthcare aconteceu de forma natural e foi fruto de uma relação próxima com a empresa e o seu representante na área, Maurício Laus, Líder de Vendas para a Região Sul do país.

“Sempre tivemos uma convivência próxima com a GE Healthcare. Conhecemos seus equipamentos e tecnologias e sabemos a capacidade que eles têm de inovar. Por isso, quando decidimos que era hora de adquirir um PET/CT digital, fomos direto conversar com o Maurício e ver o que ele podia nos oferecer”, completa Fábio Figueiredo.

O sucesso da nova aquisição foi tão grande que os diretores da Bionuclear® já pensam em um novo passo: a compra de uma câmara CZT, um dos equipamentos de cintilografia mais modernos da GE Healthcare e do mercado.

“Estamos em fase de estudos. Quem sabe não será o nosso próximo investimento?”, brinca o diretor técnico da clínica. “É uma parceria que tem tudo para se estender e trazer para Santa Catarina o que há de mais novo em medicina de imagem”, conclui Maurício Laus, da GE Healthcare.