Exames > Tomografia computadorizada >

Abdome Total (abdome superior, pelve e retroperitônio)

TOMOGAFIA COMPUTADORIZADA DO ABDOME TOTAL (ABDOME SUPERIOR, PELVE E RETROPERITÔNIO)

- INDICAÇÃO:

A tomografia computadorizada é um método não invasivo de diagnóstico que utiliza a radiação ionizante (raios X) e a reconstrução dos dados através de processamento computadorizado para a obtenção de imagens detalhadas da anatomia humana e de suas alterações.

Ela é utilizada no diagnóstico e acompanhamento de lesões nos diversos órgãos abdominais, especialmente fígado, vias biliares, pâncreas, baço, adrenais, rins e bexiga, além de avaliar estruturas do retroperitônio, pelve e alças intestinais. Além disso serve para orientar procedimentos cirúrgicos, guiar biópsias e planejar tratamentos como os de radioterapia.

O exame geralmente é realizado com a utilização de um agente de contraste, que é uma medicação aplicada por via endovenosa e que realça o contraste das estruturas de acordo com a sua vascularização.

O exame é indicado pelo médico assistente, que através do pedido médico irá relatar o quadro clínico do paciente, eventuais antecedentes e o objetivo do exame. Essa descrição é fundamental para que o protocolo de realização da tomografia computadorizada seja orientado de acordo com essa solicitação.

Além da análise das imagens obtidas no exame, uma questão muito importante na interpretação dos achados é a comparação com exames anteriores, portanto sempre que disponíveis eles devem ser trazidos à clínica e disponíveis para a avaliação conjunta.

- PREPARO:

Pacientes alérgicos a contraste iodado, medicamentos em geral e portadores de asma brônquica, favor avisar previamente a equipe da Bionuclear, para avaliar a realização de preparo com a medicação antialérgica antes da realização do exame.

No caso de disfunção renal (insuficiência renal) conhecida ou risco da mesma, será solicitado exame laboratorial específico (dosagem de creatinina sanguínea).

Menores de 18 anos, maiores de 65 anos e exames com sedação devem estar acompanhados por um responsável legal.

O paciente deverá cumprir jejum de 4 horas mesmo sem a indicação do contraste, pois durante a realização do exame poderá ser indicado o uso do mesmo, e o jejum é importante para a avaliação de estruturas como a vesícula biliar.

Para tomografias de abdome total, pelve ou aparelho urinário, é necessário estar com a bexiga cheia no momento do exame.

- COMO É FEITO O EXAME:

Antes de iniciar o exame o paciente ou responsável deverá assinar o(s) termo(s) de consentimento relacionado(s) ao exame.

O paciente será encaminhado para o setor onde realizará o exame. Caso haja detalhes metálicos em sua roupa (ex: zíper), será solicitado que vista roupa adequada da própria clínica.

Antes da realização do exame, a equipe técnica do serviço de Tomografia irá lhe fazer algumas perguntas. Suas respostas serão de fundamental importância e servirão para orientação ao médico na interpretação de seu exame, assim como para a equipe técnica na realização do mesmo.

Se houver indicação de contraste, o acesso venoso será obtido por enfermeiros ou técnicos de enfermagem.

Para realizar a tomografia o (a) senhor (a) deverá deitar-se em uma mesa de exames tipo maca que deslizará lentamente para dentro de um túnel em formato de rosca, aberto nas extremidades, de onde saem os Raios X e estão localizados os detectores da radiação.

O tecnólogo em radiologia irá comandar o seu exame e vai estar em uma sala separada como proteção aos raios x, porém estará lhe acompanhando através do visor da sala, câmera de vídeo e comunicador de voz.

Durante o exame você ouvirá a voz do tecnólogo ou algumas gravações com instruções de como proceder. Mantenha a atenção.

O exame dura em média 20 (vinte) minutos, dependendo da área da ser examinada.

- INFORMAÇÕES GERAIS:

Trazer o pedido médico (indispensável), identidade, carteirinha do convênio, exames anteriores relacionados ao caso (principalmente tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia da região que será examinada) e relação de medicamentos em uso.

Capacidade máxima do equipamento: 180 kg [peso do paciente].
Pacientes abaixo de 18 anos e idosos (> 60 anos) devem vir acompanhados de um adulto.

Não é permitida a entrada de acompanhantes no setor de exames em pacientes maiores de 18 anos, a não ser em necessidades especiais.

EM CASO DE GRAVIDEZ (SUSPEITA OU CONFIRMADA) NÃO REALIZAR O EXAME.

Chegar 30 minutos antes do horário do exame.
 

Resultado do exame: quatro dias úteis, após as 18:00hs.