Exames > Cintilografia >

Cintilografia da Tireoide com Captação de Iodo-131

Cintilografia da Tireoide com Captação de Iodo-131

- INDICAÇÃO: Permite avaliar a localização, a forma, o tamanho da glândula e ainda obter informações funcionais das diferentes regiões do parênquima tireoidiano. Atualmente a principal indicação clínica para a captação e a cintilografia da tireóide é atuar no diagnóstico diferencial da etiologia do hipertireoidismo e da funcionalidade de nódulos tireoidianos. Com esse exame podemos ainda identificar tecido tireoidiano ectópico.

 

- PREPARO: 

2 horas de jejum antes e após a administração do iodo-131 no primeiro dia.

Se o médico solicitante quer avaliar o funcionamento da glândula tireoide com uso de medicações, então nenhuma deve ser suspensa. Caso contrário os seguintes medicamentos devem ser suspensos (SOMENTE COM O CONSENTIMENTO DO MÉDICO SOLICITANTE):

Por 7 dias: medicamentos anti-tireoidianos (propiltiuracil e tapazol).

Por 15 dias: xarope para tosse que contenha iodo, vitaminas e complementos que contenham iodo.

Por 21 dias: hormônios tireoidianos (levotiroxina, synthroid, puran T4, levoid, euthyrox e tetroid).

Não recomenda-se realizar Cintilografia da Tireóide se o paciente tiver realizado exames com contraste iodado recente (3 meses) ou em uso da medicação amiodarona. No último caso informar a equipe para alternativas.

Se houver suspensão das medicações, recomenda-se reiniciá-las após a finalização do exame.

- COMO É FEITO O EXAME:

Antes de iniciar o exame o paciente ou responsável deverá assinar o(s) termo(s) de consentimento relacionado(s) ao exame.

O exame é realizado em 2 dias:

Dia 1: Pequena quantidade de material radioativo (iodo-131) será administrada via oral e o paciente deverá permanecer em jejum por 2 horas após mas não precisa permanecer na clínica. Se o pedido médico solicitar captação no primeiro dia, o paciente deverá retornar para o procedimento em que ficará sentado em frente a um captador por alguns minutos, e em seguida estando liberado para casa.

Dia 2 (dia seguinte):

Ao chegar no setor o paciente realizará nova captação semelhante ao dia anterior. Em seguida será realizada imagem da região cervical com o paciente deitado na maca da gamacâmara (semelhante a um tomógrafo) por aproximadamente 5 minutos.  

A próxima etapa é a administração de outro material radioativo (Tc-99m) via endovenosa e aquisição da última imagem após 20 minutos. Essas últimas imagens duram cerca de 20 minutos.

Após a finalização das imagens o paciente está liberado.

Durante a realização das imagens o paciente deve permanecer imóvel. No caso de fobia, crianças não colaborativas ou pacientes especiais, avaliar a necessidade de sedação (serviço a parte). Pacientes que não tem controle da urina devem trazer fralda plástica.

O tempo total do exame no segundo dia é de aproximadamente 1 hora.

 

- INFORMAÇÕES GERAIS:

Trazer o pedido médico (indispensável), identidade, carteirinha do convênio, exames anteriores relacionados ao caso e relação de medicamentos em uso.

Capacidade máxima do equipamento: 180 kg [peso do paciente].

Pacientes abaixo de 18 anos e idosos (> 60 anos) devem vir acompanhados de um adulto.

Não é permitida a entrada de acompanhantes no setor de exames em pacientes maiores de 18 anos, a não ser em necessidades especiais.
EM CASO DE GRAVIDEZ (SUSPEITA OU CONFIRMADA) NÃO REALIZAR O EXAME. EM CASO DE AMAMENTAÇÃO, DISCUTIR O RISCO X BENEFÍCIO COM O MÉDICO SOLICITANTE E O MÉDICO NUCLEAR.
Chegar 15 minutos antes do horário do exame.
 

Resultado do exame: quatro dias úteis, após as 18:00hs.

Na impossibilidade de comparecer no dia marcado, o paciente deverá entrar em contato com antecedência de até 48 horas para o cancelamento do material solicitado para o exame.