Exames > Cintilografia >

Cintilografia das glândulas paratireoides

CINTILOGRAFIA DAS GLÂNDULAS PARATIREOIDES

 

- INDICAÇÃO: Investigação das glândulas paratireoides por suspeita de hiperplasia ou adenomas geralmente quando o paciente apresenta elevação do paratormônio (PTH) nos exames laboratoriais.

 

- PREPARO: Nenhum.

 

- COMO É FEITO O EXAME:

Antes de iniciar o exame o paciente ou responsável deverá assinar o(s) termo(s) de consentimento relacionado(s) ao exame.

Pequena quantidade de material radioativo (sestamibi-Tc99m) será administrada via endovenosa. Em seguida serão realizadas imagens com o paciente deitado na maca da gamacâmara (semelhante a um tomógrafo) após 15 minutos e 2 horas, com duração aproximada de 10 minutos, podendo ser necessárias imagens adicionais.

Em seguida da última imagem acima, haverá administração de outro material radioativo (Tc-99m) e aquisição da última imagem.

Após a finalização das imagens o paciente está liberado.

Durante a realização das imagens o paciente deve permanecer imóvel. No caso de fobia, crianças não colaborativas ou pacientes especiais, avaliar a necessidade de sedação (serviço a parte). Pacientes que não tem controle da urina devem trazer fralda plástica.

O tempo total do exame é de aproximadamente 3 horas.

 

- INFORMAÇÕES GERAIS:

Trazer o pedido médico (indispensável), identidade, carteirinha do convênio, exames anteriores relacionados ao caso e relação de medicamentos em uso.

Capacidade máxima do equipamento: 180 kg [peso do paciente].

Pacientes abaixo de 18 anos e idosos (> 60 anos) devem vir acompanhados de um adulto.

Não é permitida a entrada de acompanhantes no setor de exames em pacientes maiores de 18 anos, a não ser em necessidades especiais.
EM CASO DE GRAVIDEZ (SUSPEITA OU CONFIRMADA) NÃO REALIZAR O EXAME. EM CASO DE AMAMENTAÇÃO, DISCUTIR O RISCO X BENEFÍCIO COM O MÉDICO SOLICITANTE E O MÉDICO NUCLEAR.
Chegar 15 minutos antes do horário do exame.
 

Resultado do exame: quatro dias úteis, após as 18:00hs.

Na impossibilidade de comparecer no dia marcado, o paciente deverá entrar em contato com antecedência de até 48 horas para o cancelamento do material solicitado para o exame.