PET/CT

Tomografia por
Emissão de Pósitrons

Exames > PET/CT >

PET/CT com FDG-18F Cardiológico Viabilidade Miocárdia

PET/CT COM FDG-18F CARDIOLÓGICO VIABILIDADE MIOCÁRDICA  (Tomografia por Emissão de Pósitrons com FDG)

- INDICAÇÃO: Avaliar presença de miocárdio hibernante que possa ser beneficiado com a revascularização em pacientes com isquemia miocárdica por doença arterial coronariana.

É importante ter alguns dados para melhor orientação do caso do paciente como: tratamentos realizados e suas datas de início e final, procedimentos cirúrgicos, medicações, resultados de exames, cintilografia de perfusão miocárdica (se tiver), alergias, e outras informações pertinentes ao caso.

- PREPARO: Os pacientes diabéticos e em dietas específicas (exemplo: fórmulas de nutrição parenteral) devem entrar em contato com antecedência para receber orientações específicas.

Jejum de 6 horas antes do exame (água filtrada é permitido).

Manter medicações de uso contínuo (atenção para os usuários de insulina):

Pacientes diabéticos: não fazer o uso da insulina em casa no dia do exame. Informar histórico de medição da glicemia (manhã, antes do almoço e meio da tarde).

Informar o paciente que o preparo que antecede a imagem na clínica envolve a administração de dextrose via oral e de insulina endovenosa, tornando todo o processo um pouco demorado. Disponibilizar de tempo.

Trazer agasalhos sem metal para usar durante o exame (sala de exames fria).

Não marcar nenhum compromisso no dia do exame.

- COMO É FEITO O EXAME:

Antes de iniciar o exame o paciente ou responsável deverá assinar o(s) termo(s) de consentimento relacionado(s) ao exame.

O paciente será encaminhado para o setor onde realizará o exame. Caso haja detalhes metálicos em sua roupa (ex: zíper), será solicitado que vista roupa adequada da própria clínica. Em seguida o paciente será acomodado em sala de repouso individual onde será aferida a glicemia capilar e a partir do resultado o paciente irá tomar dextrose seguido de administração de insulina endovenosa de acordo com o protocolo da clínica, até atingir o nível glicêmico desejado para a administração via endovenosa o material radioativo. Após a administração do material radioativo, o paciente permanecerá em repouso por aproximadamente 60 minutos. Durante o repouso o paciente deve evitar movimentação excessiva e conversar, mas pode ir ao banheiro normalmente.

Após o repouso o paciente será posicionado deitado na maca do equipamento PET/CT (semelhante a um tomógrafo) para o início das imagens que duram aproximadamente 10 minutos.

Durante a realização das imagens o paciente não deve se movimentar. No caso de fobia a ambientes fechados, crianças ou pacientes especiais, avaliar a necessidade de sedação (serviço a parte). Pacientes que não tem controle da urina devem trazer fralda plástica.

Finalizado o exame, o paciente irá aguardar para que a equipe avalie as imagens e libere o paciente. Caso haja necessidade, pode ser solicitada imagem específica complementar ainda no mesmo dia.

- INFORMAÇÕES GERAIS:

Trazer o pedido médico (indispensável), identidade, carteirinha do convênio, exames anteriores relacionados ao caso e relação de medicamentos em uso.

Capacidade máxima do equipamento: 180 kg [peso do paciente].
Pacientes abaixo de 18 anos e idosos (> 60 anos) devem vir acompanhados de um adulto.

Não é permitida a entrada de acompanhantes no setor de exames em pacientes maiores de 18 anos, a não ser em necessidades especiais.
EM CASO DE GRAVIDEZ (SUSPEITA OU CONFIRMADA) NÃO REALIZAR O EXAME. EM CASO DE AMAMENTAÇÃO, DISCUTIR O RISCO X BENEFÍCIO COM O MÉDICO SOLICITANTE E O MÉDICO NUCLEAR.
Chegar 30 minutos antes do horário do exame.
 

Resultado do exame: cinco dias úteis, após as 18:00hs.

Na impossibilidade de comparecer no dia marcado, o paciente deverá entrar em contato com antecedência de até 48 horas para o cancelamento do material solicitado para o exame.

Em caso de cancelamento fora deste prazo ou desistência do paciente durante o exame, o custo do radiofármaco será repassado para o paciente.